DICAS PRA VOCÊ!

Data: 08/11/2016

Você sabe a diferença entre a Optometria e a Oftalmologia?

Imagem: lakeshore15-mini.jpg

Para explicar de uma forma bem simplificada a AOOSP (Associação de Ópticos, Optometristas e casas de Ópticas de São Paulo) fez um documento ilustrativo e educativo para diferenciar as duas profissões tão confundidas: a Optometria e a Oftalmologia. Existem várias discussões e confiltos entre as categorias que não se entendem no âmbito profissional. Na verdade, existe um "abismo" entre as profissões, alimentado pela ignorância e pela falta de interesse de algumas classes em querer diferenciar tais funções.

A Optometria trabalha fora do "órgão globo ocular", focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão "de perto" e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o "órgão globo ocular" (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (vulgo "receita"), que não são remédios, afinal, óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contra-indicação, não faz mal a saúde.

Essas semelhanças e a ignorância sobre o assunto acabam aumentando as discriminações que a categoria sofre, aumenta as investidas do Ministério Público e o descaso das Vigilâncias Sanitárias e demais autoridades por desconhecerem uma profissão legal - OPTOMETRIA - que veio somar para a inclusão social.

A Oftalmologia sem seus equipamentos é Optometria. Por isto, não podem deixar de ter equipamentos médicos oftalmológicos em consultórios. O cliente paga uma consulta médica especializada para prevenir doenças do "órgão globo ocular" e certificar-se que esteja gozando de boa saúde.

A função do OPTOMETRISTA possui formação reconhecida pelo Ministério da Educação, é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e finalmente só é contra quem nunca foi atendido por um OPTOMETRISTA.

Fonte: redação Opticanet

voltar